IMG_0763Foi aberta oficialmente a colheita de soja brasileira da safra 2014/2015, nesta quinta-feira (29/01). As principais instituições e profissionais ligados ao agronegócio participaram do evento realizado pelo Projeto Soja Brasil, na sede das Sementes Adriana em Alto Garças (MT).

 

A cerimônia simbolizou o início de uma das mais importantes etapas da economia agrícola do Brasil, que é ao lado dos Estados Unidos o maior produtor do grão no mundo. Sete colheitadeiras foram guiadas por autoridades, colhendo um campo que rendeu 63 sacas por hectare.

 

O evento teve início pela manhã, com a realização de um Painel Técnico que teve o tema “Semeando qualidade – O fator semente na produtividade”. Técnicos e profissionais do setor destacaram a importância de investir em sementes de alto vigor para a obtenção de uma boa produtividade.

 

“É fundamental começar com uma semente de qualidade e uma semeadora eficiente para obter o resultado que todo produtor quer”, afirmou o pesquisador da Embrapa Soja, José França Neto. “Semente de qualidade é aquela que vai germinar rápida e vigorosamente”, explica.

 

De acordo com França, aspectos físicos da planta evidenciam o seu vigor. Os vegetais vigorosos são maiores, mais produtivos e possuem sistema radicular mais profundo, o que favorece sua resistência em períodos de seca. “A produtividade com sementes de alto vigor variam de 5% até 12%, em relação às de médio vigor”, destacou França.

 

O Fiscal Agropecuário do Ministério da Agricultura, José Silvino Moreira Filho, destacou a participação do Mato Grosso na produção de sementes de soja. De acordo com o técnico, existem mais de 18 mil campos de semente de soja no Brasil, somando cerca de 1,5 milhão de hectares; enquanto no Mato Grosso, o maior estado que mais produz o grão, cerca de 300 mil hectares são dedicados à produção de sementes de soja, o que representa aproximadamente 20% da área total.

 

Ainda de acordo com Moreira Filho, a fiscalização federal aponta que 97% das amostras de sementes de soja analisadas estão de acordo com os padrões mínimos de exigência de qualidade. Para o fiscal, isto demonstra que há interesse do produtor em ter um controle interno condizente com a legislação vigente.

 

Também participaram do painel o Coordenador Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes, Elton Hammer, e a produtora e agrônoma Roseli Muniz Giachini.

 

Outro destaque da programação foi o painel politico sobre o futuro do agronegócio brasileiros nos próximos anos. O debate teve como tema “Fórum Soja Brasil: As perspectivas para o agro no segundo governo Dilma”.

 

A Abertura Oficial da Colheita de Soja foi promovida pelo Projeto Soja Brasil, com o apoio da Sementes Adriana. O evento foi transmitido na íntegra e ao vivo para todo o país pelo Canal Rural.

 

IMG_0667 IMG_0668 IMG_0674 IMG_0677 IMG_0693 IMG_0702 IMG_0736 IMG_0746 IMG_0751 IMG_0754 IMG_0761 IMG_0763

Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Atendimento Online