Plantação de tomates: na esquerda plantas enraizadas em talhão cultivado anteriormente com ADR-300, e na direita talhão onde não foi implantado o milheto da Sementes Adriana.
Plantação de tomates: na esquerda plantas enraizadas em talhão cultivado anteriormente com ADR-300, e na direita talhão onde não foi implantado o milheto da Sementes Adriana.

O Sítio Fazendinha no município paranaense de Faxinal produz tomates e pimentões. O manejo realizado pelo produtor José Augusto e seu pai Evaldo Kaplum, com a utilização de diversas técnicas de plantio, permite a colheita de bons resultados a cada safra. Uma das ferramentas usadas para aumentar a produtividade é o cultivo do milheto ADR-300 na entressafra.

 

“O milheto não é hospedeiro de nematoides, então ajuda a quebrar o ciclo”, diz José Augusto Kaplum. O agricultor também aponta a produção de palhada e a melhora do enraizamento do hortifrúti transplantado sobre o milheto como vantagens oferecidas pelo ADR-300.

 

A análise do solo realizada antes e depois da palhada de ADR-300 no Sítio Fazendinha apontou uma redução de 75% a 90% em 3 tipos de nematoides: Helicotylenchus, Meloidogyne e Pratylenchus.

 

Além de reduzir nematoides e produzir grande volume de matéria seca, favorecendo o plantio direto, o ADR-300 também proporciona outros benefícios para o solo.

 

Análise de nematoides no Sítio Fazendinha - Faxinal - Paraná - ADR-300

 

 

 

 

 

 

 

“Os benefícios do ADR-300 são uma combinação de fatores: descompactação do solo, reciclagem de nutrientes e redução de nematoides”, afirma Fernando Bianchi, representante da Sementes Adriana no Paraná e Santa Catarina.

 

De acordo com Bianchi, a produção agrícola em estufas costuma ser realizada com a aplicação de quantidades expressivas de cloreto e nitrato, que depois se acumulam sobre o solo. “O ADR-300 consome os sais que estão sobre a terra, recuperando o solo”, explica o representante.

ADR-300 antes do plantio de HortifrútiADR-300 antes do plantio de Hortifrúti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As análises feitas antes e depois do plantio do ADR-300 foram realizadas pelo Laboratório de Análises de Solo Agrimonte, e podem ser consultadas aqui (análise prévia) e aqui (análise posterior).

 

Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Atendimento Online