Warning: getimagesize(): Peer certificate CN=`*.websiteseguro.com' did not match expected CN=`www.sementesadriana.com.br' in /home/storage/b/fc/08/site1368125581/public_html/2019/wp-content/plugins/wp-open-graph/output.class.php on line 306

Warning: getimagesize(): Failed to enable crypto in /home/storage/b/fc/08/site1368125581/public_html/2019/wp-content/plugins/wp-open-graph/output.class.php on line 306

Warning: getimagesize(http://www.sementesadriana.com.br/wp-content/uploads/2016/06/José-Tadashi-Yorinori-ao-lado-de-Odílio-Balbinotti-Filho-durante-a-abertura-oficial-da-colheita-de-soja-da-safra-2015.jpg): failed to open stream: operation failed in /home/storage/b/fc/08/site1368125581/public_html/2019/wp-content/plugins/wp-open-graph/output.class.php on line 306

 

José Tadashi Yorinori foi um homem de visão que dedicou sua vida à agricultura. Seu trabalho como pesquisador e fitopatologista foi fundamental para o desenvolvimento e proteção do agronegócio brasileiro, especialmente no combate à Ferrugem da Soja e ao Cancro da Haste.

 

José Tadashi Yorinori ao lado de Odílio Balbinotti Filho durante a abertura oficial da colheita de soja da safra 2015Tadashi ficou conhecido como o “pai do vazio sanitário”, pois foi o responsável por descobertas determinantes para o estabelecimento deste método de combate à Ferrugem Asiática, medida que defendeu ao longo de sua carreira. Seus estudos se tornaram referência mundial para pesquisadores da soja.

 

“O falecimento do Tadashi é uma grande perda para o Brasil. As suas pesquisas foram uma contribuição de valor inestimável para todos os agricultores do nosso país”, lamentou Odílio Balbinotti Filho, Presidente da Sementes Adriana.

 

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) também lamentou a morte do fitopalogista. “Com seus estudos a agricultura brasileira conheceu e combateu a Ferrugem Asiática, desta forma a prática do vazio sanitário foi difundida com êxito”, declarou o presidente da Aprosmat, Carlos Augustin.

 

José Tadashi Yorinori trabalhou no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e na Embrapa Soja, de 1978 a 2007. O fitopatologista continuou trabalhando até o fim de sua vida oferecendo consultorias e divulgando medidas de defesa sanitária, como o vazio sanitário da soja, medida que ajudou a implantar no Brasil. José Tadashi Yorinori faleceu aos 72 anos, em Londrina (PR), no dia 14 de Junho de 2016.

Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Atendimento Online