Foto 2 ADRG 9050O milheto está ganhando força em todo o Brasil. O movimento é impulsionado principalmente pelo lançamento de novos híbridos, que oferecem lucratividade na produção de grãos.

 

O híbrido ADRG 9050, lançado pela Sementes Adriana na safra 2014/2015, representou um marco na história do milheto em nosso país. A cultura do milheto é vista tradicionalmente como um investimento na safra subsequente, frequentemente de soja, por combater nematoides, produzir palhada e reciclar nutrientes, principalmente o potássio. Entretanto, por ter uma elevada produtividade, a nova cultivar abriu aos produtores a possibilidade de obter ganhos financeiros com a colheita.

 

Além de produzir de 4 a 6 toneladas de palhada por hectare, o ADRG 9050 reduz dois tipos de nematoides: Pratylenchus brachyurus (FR 0,3) e Meloidogyne javanica (FR 0,4), segundo laudo de avaliação da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

 
Por ser plantado imediatamente após a janela da safrinha de milho no Centro-Oeste, o ADRG 9050 está permitindo a prática de uma segunda safra rentável. Nas regiões onde a janela para plantio de safrinha é menor, o milheto aparece como uma opção mais segura, principalmente em função da resistência ao estresse hídrico.

 

Foto 4 ADRG 9050O milheto é originário da região de Sahel, uma área quente e de baixa umidade localizada abaixo do deserto do Saara, na África. Por ser uma planta naturalmente resistente, seu plantio se disseminou e conquistou uma participação importante na produção de ração e no consumo humano em diversos países.

 

“Em função da sua origem, o milheto tem como característica ser extremamente resistente à seca. É uma das plantas mais eficientes em transformar a água, não só em grãos, mas também em matéria seca, a biomassa”, explica o melhorista Luiz Bonamigo, que desenvolveu novas cultivares de milheto em parceria com a Sementes Adriana.

 

De acordo com o pesquisador, a velocidade de crescimento do milheto é mais acelerada do que em qualquer outra cultura. A explicação para o bom desempenho está no sistema fotossintético da planta. A gramínea tem produto final da fotossíntese formado com 4 carbonos, o chamado sistema C4, originário das regiões tropicais, o que resulta em maior produtividade e rapidez de crescimento.

 

A única restrição ao plantio do milheto são as áreas alagadiças. “O milheto não gosta de áreas de lençol freático alto que alagam, como onde se planta o arroz irrigado”, afirma Bonamigo.
De acordo com José Matielo, Diretor Comercial da Sementes Adriana, a empresa começou a investir no milheto apenas como uma solução interna. O objetivo era melhorar a formação de palhada em solos arenosos na Fazenda Adriana. Mas ao identificar suas inúmeras aptidões, a empresa investiu em pesquisa e trouxe materiais com perfil voltado para a maior produção de grãos, sem deixar de lado os outros benefícios oferecidos pela cultura.

 

“O grão de milheto tem grande aceitação pelo mercado consumidor, principalmente no mercado de rações”, afirma Matielo, apontando a possibilidade de comercialização dos grãos como vantagem econômica do híbrido.

 

No plantio de Safrinha após a colheita da soja, por ser uma planta naturalmente resistente e eficiente, o ADRG 9050 tem ótimas produtividades com baixo investimento. O manejo da lavoura, do plantio à colheita, demanda apenas intervenções pontuais e pode ser feito com os mesmos equipamentos utilizados na produção de soja. Estes fatores explicam o baixo custo da produção de milheto.

 

Produtividade

 

A produtividade do ADRG 9050 na última safrinha, colhida entre Junho e Julho de 2015 no Mato Grosso e em Goiás, apresentou ótimos resultados, com produtividades acima de 40 sacas/ha e alcançando até 52 sacas por hectare em propriedades nos municípios de Diamantino, General Carneiro e Mineiros.

 

Na Bahia e outras regiões do Matopiba as colheitas superaram as 50 sc/ha em diversas fazendas. A maior produtividade foi alcançada no município baiano de São Desidério, onde o ADRG 9050 resultou em colheitas de 60,5 sacas por hectare.

 

 

Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Atendimento Online