Júlio Ricardo Zannin
(Replicado das redes sociais do autor, com autorização)

 

O produtor Diego Kozerski e seu pai Sr. Estevam Kozerski, conduzem uma propriedade rural no município de Santa Izabel do Oeste – PR.

Clientes da Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar Salto do Lontra – CLAF, atendidos pelo Distribuidor Dimenal nas pessoas dos colegas Emerson e Matheus.

Há 2 anos vêm usando como forrageira anual de inverno a cultivar ceronte e, como anual de verão o híbrido de milheto ADRF6010 VALENTE.

À época, com um plantel de 12 a 13 vacas Holandesas e uma média de 10 L leite/vaca/dia, sabiam que necessitavam de uma guinada e através de decisões de mudança em seu sistema de produção passaram a adotar o uso de anuais de inverno e de verão com foco na produção de leite a base de pasto com suplementação.

Essas melhorias trouxeram como resultados um aumento considerável em suas médias, indo para a casa de 18 a 20 L.

Adotaram também a separação dos animais por lotes e vêm melhorando a genética do rebanho.

Na variável suplementação, 15 kg de silagem, 4 a 8 kg de ração, 2 kg de pré-secado, com quantidades ajustadas a cada Lote.

Seus resultados continuam aumentando, atingindo por exemplo marcas de 48 L/vaca/dia no Lote 1 e, uma média geral de leite efetivamente comercializado de 24,8 L, o que representa significativo aumento frente ao ínicio do projeto.

Este sincronismo de anuais de inverno com anuais de verão, tem contribuído também na redução do vazio forrageiro, e nesta safra em andamento, o mesmo foi zerado.

Na prática, Diego tem conduzido seus animais do azevém ceronte ao milheto VALENTE e deste ao ceronte novamente, com correto escalonamento das áreas plantadas, resultando em ganhos significativos para a propriedade.

Um exemplo de sucesso.

São os produtos da ATTO Sementes contribuindo com o Produtor Rural.

Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Grupo Atto
Atendimento Online